terça-feira, 28 de maio de 2013

MÚLTIPLOS OLHARES


TODOS OS BICHOS DE NÊ SANT’ANNA


Hoje começo com um convite: não percam a Cerimônia de Premiação do 6º Prêmio Iepê de Poesia nesse sábado às 20h30 no Salão Nobre. Será uma “Festa Artística” com exposição de InPalavras, lançamento e venda da 5ª Antologia do Prêmio Iepê de Poesia e números musicais: Show de Niltinho e Meiri que contará com a participação do Grupo Faísca e apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Presidente Prudente. Também agraciaremos o paladar dos presentes com o bar que será comandado pelo Terceirão da EE Almeida Prado.

Feito o primeiro convite, vamos ao segundo. Vale a pena procurar no youtube a entrevista da última sexta-feira do Programa do Jô. A professora Marisa Lajolo lavou minha alma quando falou sobre Monteiro Lobato e a patrulha idiota do “politicamente correto” que tem como fim de linha fatalmente a censura. Nesse “espírito” deixo como provocação os versinhos da canção tradicional “atirei o pau no gato, mas o gato não morreu dona Chica admirou-se do berro que o gato deu: miau!” E pergunto: não é melhor - e até necessário psiquicamente- “atirar o pau no gato” cantando do quê perseguir e agredir de fato? Vale conferir “A Psicanálise dos Contos de Fada” de B. Betleheim e o conto “Negrinha” de Monteiro Lobato, duvido que após lê-lo seus olhos não se encherão de lágrimas. Para terminar: Não adianta jogar para baixo do tapete nossos piores bichos, e não conheço nada melhor para exorcizá-los do que um bom texto (ou filme, ou música...) que propicie mergulhos profundos em nossos piores lagos. Ou será que somos todos “águas cristalinas”? Só não podemos deixar que os “discursos em voga” nos transformem em “água parada” ou – o que seria pior ainda- “água canalizada”.

Como Pílulas da Semana: Os Contos de Monteiro Lobato e a fina ironia da boneca Emília, preferencialmente acompanhados da música Sociedade Alternativa de Raul Seixas e da obra de Villa-Lobos inspirada nas “nocivas” cantigas folclóricas, como Terezinha de Jesus, O Cravo Brigou com a Rosa etc.
Para refletir- a frase do escritor Graciliano Ramos citada por Marisa Lajolo no programa do Jô: ”Quem não briga com a polícia, briga com a gramática”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário