terça-feira, 8 de outubro de 2013

LUTO


Estamos em luto pelo falecimento do Sr. Roberto. Para recordarmos toda generosidade desse grande homem iremos republicar a crônica: “Sobre invasão, generosidade e pastel”, de Nê Sant’Anna.


SOBRE INVASÃO, GENEROSIDADE E PASTEL




...Roberto é um banqueteiro profissional, faz jantares e salgadinhos de festas, dentre os quais um dos mais pedidos é o pastel. Não é à toa, pois esse pastel é realmente especial: sequinho, não transborda gordura e nem quando congelado perde a crocância. Quando trabalhava ao lado do Roberto (que além de banqueteiro foi funcionário público municipal) na antiga Biblioteca Pública Municipal e a Sociedade Amigos da Cultura de Iepê (SACI) nascia, um dia comentei que meu filho adorava pastel e que a senhora que trabalhava comigo apesar da boa vontade em tentar agradar ao menino, não conseguia acertar uma receita.  O Roberto não disse nada, entrou em sua sala e minutos depois voltou com um papel no qual escrevera a receita do pastel e todos os segredos para que ficasse saboroso e sequinho. Com uma piscadela e um sorriso disse a mim e aos outros membros da SACI que naquele dia lá estavam: “quanto mais compartilhamos o que sabemos, sem ganância, raiva, inveja ou egoísmo, mais crescemos, porque há espaço para todos, desde que esse espaço seja conquistado com solidariedade, por isso eu não faço segredo das minhas receitas”.
Foi um dos maiores gestos de generosidade que presenciei e que marcou não só a mim como também a história da SACI, que desde sua fundação no ano de 2000, assim como a receita da massa de pastel do Roberto, “invade” espaços sempre abertos através da generosidade.
Fecho a coluna dessa semana com um recado para o Roberto: agradeço e muito a lição de vida, mas apesar dos seus generosos esforços, eu sou uma péssima quituteira e não tenho o seu talento para a arte culinária! E outro recado para o Tiago: as portas estão abertas, e sempre estarão para “novas invasões”...


4 comentários:

  1. Bela homenagem a uma pessoa tão querida, Nê! Roberto Sampaio deixará muita saudade nos iepeenses. Força a toda a família!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem homenageado Nê, o Roberto é um exemplo de carinho e honestidade, parecia que tinha rodinha nos pés, ou asas para voar, pois conseguia estar com todos e em todos os lugares nos momentos bons e ruins, sempre para ajudar...já sinto saudades...as missas e as festas não serão as mesmas sem você companheiro!

    ResponderExcluir
  3. Bela homenagem, a família o nosso desejo sincero de que Deus dê entendimento e força para prosseguirem na luta árdua , e no céu temos mais uma alma boa ao lado do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez você foi sublime na sua cronica, e nos fez chorar de saudades do Roberto, mas também de felicidade, ao saber que uma pessoa tão pura, humilde, cheia de vida, mas essencialmente cheia de sabedoria divina, esteve conosco.Tenho para comigo que DEUS na sua infinita misericórdia , nos envia de tempos em tempos, anjos para cuidar da gente.ELE nos permite conviver e compartilhar com esses anjos, e com certeza Roberto é um desses anjos. E o SENHOR estava precisando dele no céu, por isso o chamou novamente para estar ao SEU lado. Obrigado Roberto por ter estado entre nós, e obrigado Nê, por sintetizar esse sentimento.
    bjos. vc sabe quem.

    ResponderExcluir